Veja dicas para se praticar Snorkeling em segurança

O snorkeling, também conhecido como mergulho livre, é uma modalidade de mergulho normalmente praticada para fins de recreação e lazer, onde o mergulhador usa apenas três equipamentos: máscara, nadadeiras e o snorkel. Este esporte aquático garante experiências fantásticas para quem curte turismo de natureza.

Mais simples que um mergulho tradicional, onde é necessário treinamento e equipamentos de difíceis acesso, o snorkeling acaba sendo uma boa opção para praticar com sua família, independentemente da idade, tamanho, peso ou advertências médicas.

A modalidade pode ser praticada em rios, lagos, piscinas ou no mar. A grande atração para os praticantes do esporte é observar a vida subaquática e ai que está a tecnologia por trás do snorkeling: os equipamentos permitem que o mergulhador possa respirar ao mesmo tempo em que observa a vida aquática.

O Brasil é um país de grande potencial para o snorkeling. As águas quentes e calmas da costa brasileira revelam muitas espécies de peixes, crustáceos, medusas e algas. Toda a costa oferece pontos de bom snorkeling, mas o grande destaque fica com a costa Nordeste, entre os estados de Alagoas e Pernambuco.

Se você tem vontade de aprender a praticar este esporte, separamos algumas dicas de segurança que vão te ajudar na hora do mergulho. Confira!

Prepare-se antes

Assim como qualquer atividade física, o snorkeling requer preparação prévia para que a aventura seja completa e inesquecível. Conheça bem as características da local, saiba como extrair o melhor dos equipamentos e como se movimentar na água.

Tenha sempre um acompanhante

A não ser que essa seja sua profissão, peça sempre a ajuda de escolas e instrutores habilitados para facilitar a atividade. Empresas e agências especializadas em turismo de natureza tiram isso de letra e garantem que seu passeio seja fantástico e muito seguro.

Fique do lado de quem conhece o local

Destinos exóticos oferecem uma infinidade de possibilidades e também de riscos. Por isso, estar amparado por profissionais sérios e capacitados para qualquer atividade ao ar livre, principalmente em terras desconhecidas, é essencial. Esteja sempre ao lado de um bom profissional e deixe a aventura apenas para quando estiver apreciando a beleza dos peixes e dos corais.

Escolha o equipamento adequado

Apesar de ser um kit básico — snorkel, máscara e nadadeiras — os equipamentos certos e de qualidade são itens vitais para que a experiência seja incrível. Experimente todos eles e esteja confortável quando vesti-los. Com relação às roupas: podem ser usadas roupas de banho que você já tem em casa.

Venha conhecer Maresias! Além da bela praia, das trilhas, das cachoeiras e da natureza deslumbrante, a região separa grandes estabelecimentos gastronômicos e hospedagens para todos os bolsos, que farão você curtir ao máximo sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *