Veja cinco dicas fundamentais que todos os surfistas iniciantes deveriam saber antes de cair na água

O surf é uma das modalidades mais apaixonantes dos esportes praianos. Mas não é uma atividade fácil de ser executada. Como em qualquer esporte, é preciso ser paciente, pois o aprendizado leva tempo. É preciso trazer consigo uma coordenação motora somada à vontade genuína de aprender.

Para quem deseja iniciar no surf o empenho é fundamental, pois a modalidade exige persistência e determinação, em conjunto com um estilo de vida que cobra muita humildade e respeito com a natureza e o próximo.

Pensando nisso, reunimos cinco importantes dicas de surf para iniciantes que vão ajudar a evitar problemas e facilitar o aprendizado, deste esporte que Maresias tanto respira. Confira!

Escolha a prancha correta

Para iniciar no surf, a primeira atitude que você deve tomar é comprar sua prancha. Existem diversos modelos, com tamanhos diferentes, mas para quem está começando o mais indicado é pegar uma prancha maior e mais maleável. As pranchas maiores são mais estáveis e mais fáceis de se equilibrar, o que facilita em suas primeiras ondas.

O conselho é experimentar a prancha antes de comprar (arrume emprestada com um amigo ou alugue uma), para fazer uma aquisição mais acertada e evitar uma decepção.

Invista em roupas adequadas

Lógico que uma prancha de qualidade é o mais importante, mas a escolha das roupas adequadas também são essenciais. Além de te proteger das quedas e arranhões, a função da roupa é garantir proteção contra o frio no inverno, permitindo que você fique mais tempo na água e da proteção do sol no verão, para que não ocorra queimaduras.

Procure ajude com profissionais

Após definir seus equipamentos, chegou a hora de aprender a parte prática. Você não conseguirá surfar sozinho. É necessário que um instrutor de surf te acompanhe no início. É ele que vai te passar informações básicas e de segurança, que vão facilitar o seu aprendizado.

Um profissional do surf normalmente tem alguma técnica ou didática interessante para compartilhar, além de mais experiência nas diferentes condições do mar escolhido para a prática do esporte.

Escolha o local certo

Saiba escolher o local certo para aprender a cair na água. Existem praias com diferentes níveis de dificuldade e o ideal no início é procurar as que têm ondas mais fracas, com o fundo do mar de areia e poucos banhistas. À medida que ganhar confiança em lugares fáceis, você pode aumentar a dificuldade.

Outra dica importante é ter alguém experiente perto de você. Surfar sozinho pode ser perigoso. É sempre bom garantir que tem alguém por perto, pois o esporte é pouco previsível e por isso seus riscos são inúmeros.

Aprenda a observar

Por fim, aprenda observar tudo que acontece em sua volta. Observe surfistas, banhistas e todos os personagens que estão na água, buscando alternativas seguras. Descubra onde fica o salva vidas e veja onde se encontram os surfistas para evitar cruzar o caminho deles – todos necessitam de seu espaço para executar o seu surf!

Busque também observar os atletas mais experientes na água, como se movimentam, como remam, como levantam, como manobram, e se puder anote tudo, pois são aulas gratuitas ao vivo!

A Praia de Maresias, como todos sabem, é o berço do surf no Brasil. O local é procurado por surfistas do país inteiro para a prática do esporte. Venha para região para praticar, conhecer mais sobre a modalidade e curtir uma das mais belas paisagens de todo litoral de São Paulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *