Veja cinco dicas de como aproveitar a praia de forma ecológica

Para descansar ou se divertir, ir à praia sempre é uma boa opção. As viagens ao litoral revigoram nosso espírito e nos ajudam a recarregar nossas energias. Porém, precisamos sempre, não importa a época do ano, ter atenção com os nossos paraísos tropicais. O cuidado com a praia deve ser frequente para garantir que elas continuem sendo um ótimo refúgio para nós.

Um dos cuidados que devemos ter é com o lixo que fazemos no local. Além de tornar as praias feias e sujas, incomodando os visitantes e moradores, o descarte incorreto de resíduos no litoral pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente. Mas existe muitos outros problemas que podem prejudicar o meio ambiente.

E é por isso que separamos aqui as cinco principais dicas para aproveitar a praia de maneira mais ecológica. Se você vai à praia e deseja curtir da melhor maneira, causando o menor impacto ambiental possível, então não deixe de conferir essas dicas preciosas.

Recolha seu lixo

Tudo que é jogado na areia termina, invariavelmente, no mar, e pode causar a morte de animais e sérios danos ao ecossistema marinho. Nem um canudo pode ficar de fora, portanto, recolha tudo que foi consumido e deixe a praia da mesma forma como você a encontrou.

Cuidado com alguns produtos

Fique atento ao que você colocar na sua pele, roupa e cabelo antes de entrar na água. Alguns ingredientes de produtos de proteção solar para o cabelo e a pele são conhecidos por prejudicar os corais, que são vitais para a manutenção da saúde dos oceanos. Hoje já existem muitas opções de produtos não-tóxicos e biodegradáveis no mercado que são muito eficazes e mais seguros para o meio ambiente.

Deixe seu cãozinho em casa

Todo mundo quer passar um tempo com seu cãozinho, mas a praia não é um bom lugar para isso. O que pode parecer um ato inofensivo é, na verdade, um perigo para a saúde de quem frequenta o litoral. Por mais educado que seja o seu cachorro, será difícil controlá-lo se ele tiver vontade de fazer xixi ou fezes durante o passeio. E isso é prejudicial ao ambiente.

Esqueça o carro

Evite usar o carro quando for à praia. Aproveite o momento de descontração e utilize outros meios de transporte. A bicicleta pode ser uma boa opção. Além de não emitir nenhum gás poluente, você poderá fazer atividade física e já ir curtindo o vento no rosto e o contato com a natureza.

Conheça o ecoturismo local

Procure saber mais sobre o meio ambiente local visitando as ongs e instituições que cuidam dos ecossistemas da região para onde você foi. Além de descobrir mais sobre o lugar onde está, conhecerá o trabalho das equipes que lutam pelo meio ambiente.

O Portal Maresias sempre está trazendo as melhores dicas para quem frequenta São Sebastião. Aqui você fica ligado sobre todas as notícias, desde eventos a atualizações sobre o que de melhor acontece na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *