Veja as melhores dicas para praticar esportes na praia sem colocar em risco sua saúde

Com o forte calor de volta, cresce a procura das pessoas por uma boa praia. O clima bom e agradável aumenta o turismo e prática de esportes nas areias litorâneas acaba sendo uma das atividades preferidas dos banhistas. No entanto, os exercícios físicos na estação pedem cautela e é por isso que separamos algumas dicas para você cuidar bem da sua pele nesta época do ano.

Saiba que os cuidados com a pele, corpo e alimentação devem ser redobrados nesta época. É comum surgirem viroses, infecções alimentares, insolações e desgastes físicos por conta das atividades físicas no forte sol. Praticar exercícios é sempre muito importante, mas precisa ser sempre da forma correta e sem exageros.

Se hidrate

Beber muito líquido é fundamental para não se desidratar. A desidratação reduz o líquido no corpo, comprometendo as funções vitais do nosso organismo, o que prejudica não só o desempenho físico através da fadiga precoce, mas também os processos metabólicos. Isso pode acarretar para sua saúde a perda de coordenação e confusão mental.

Cuidado com a alimentação

O que você coloca para dentro reflete a sua saúde por fora. Assim como a água, a alimentação saudável é um dos fatores principais dos cuidados com a pele. Tente balancear sua comida. É possível até mesmo comer aquele lanchinho de fim de tarde, mas não esqueça de fazer aquela refeição completa cheia de fibras dos legumes e verduras.

Use protetor solar

O uso de protetor solar também deve ser priorizado. Para garantir a proteção da pele contra os raios ultravioletas é importante aplicar o filtro solar corretamente, fazendo uma camada uniforme, com FPS 30 ou maior, que deve ser reaplicada a cada 2 horas de exposição solar ou após o contato com a água do mar.

O uso correto do protetor, bem como o uso de bonés, chapéus e roupas leves te ajudará a evitar uma possível insolação, que pode te causar falta de ar, dor de cabeça, elevação da temperatura corporal, pele quente, incapacidade motora e náuseas e tonturas.

Evite os horários muito quentes

Não adianta nada estar se hidratando bem e usando proteção solar se sua ida à praia acontece quando o sol está mais quente. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência da radiação ultravioleta B, principal responsável pelas queimaduras solares e pelo surgimento do câncer de pele. Procure evitar esse horário e se não conseguir, fique em locais cobertos e com sombra.

Cuidado com o excesso

Por fim, é recomendado que as pessoas que vão à praia praticar esportes, não exceda 60 minutos de atividade contínua debaixo do sol. Caso a atividade seja de longa duração, o ideal seria a ingestão de bebida isotônica, que tem a capacidade de repor não só água, mas também outros nutrientes como o sódio e o potássio.

A Praia de Maresias é o lugar ideal para você reunir o seu grupo de amigos para praticar exercícios físicos na areia. Além das atividades, você ainda poderá apreciar uma das mais belas paisagens de todo Brasil, que só a região pode proporcionar. Venha curtir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *