Saia da rotina: confira as melhores dicas para se fazer corridas esporádicas na areia da praia

A corrida é uma dos esportes mais democráticos do mundo. Ela ajuda na perda de peso e ajuda no alívio de estresse do corpo, deixando você mais feliz. E nada melhor do que praticá-la na praia. Correr em um diferente terreno ajuda o atleta a ficar mais atento durante o exercício e acostuma o corpo a estímulos aos quais não está habituado.

As dificuldades impostas pela areia pode auxiliar no desenvolvimento dentro do esporte e pode fazer com que você ganhe ainda rendimento na corrida, te tornando em um atleta mais forte. Mas por exigir mais, é necessário uma maior atenção dos corredores. E é por isso que resolvemos separar as melhores dicas para se correr na superfície.

Comece na areia molhada

Se você nunca correu na areia, é necessário começar com calma para se adaptar a superfície. A dica é iniciar a atividade na parte mais molhada da areia da praia. Com o tempo, você pode ir adicionando minutos de caminhada na areia fofa e seca até se acostumar com o novo estímulo.

Procure um lugar plano

Evite correr em praia de tombo, pois você pode facilitar a aparição de lesões nos joelhos e nos tornozelos, já que o terreno inclinado força demais as articulações.

Diminua o ritmo

Correr na areia requer um esforço muito maior do que em uma corrida na rua ou esteira. Por isso, diminua o ritmo e não exagere na intensidade de suas passadas, para que você não se machuque.

Mantenha-se hidratado

Correr faz você perder muito líquido, ainda mais no forte calor. Portanto, tome muita água para ficar hidratado. Leve uma garrafinha ou um isotônico com você, para se reidratar durante o percurso.

Opte por correr descalço

Correr descalço é uma boa maneira de deixar os pés mais fortes. Mas cuidado com a frequência da corrida. Ir muito rápido pode acabar te machucando. Outra preocupação é com objetos que podem estar na areia e machucar seus pés. Apesar de não existir tênis para areia, correr com um “pisante” também é permitido, apesar de trazer benefícios menores.

Alongue-se no pós-treino

O alongamento, quando praticado de forma branda, é excelente no relaxamento dos grupos musculares no pós-treino. Porém, é preciso tomar cuidado com a intensidade do alongamento, pois exercícios muito fortes podem provocar micro lesões.

Seguindo estas dicas você poderá tirar o máximo proveito da atividade física, que ajuda demais na saúde do corpo. Uma corridinha básica diária na praia pode prevenir doenças cardiovasculares e deixar seus ossos mais fortes, além de melhorar sua concentração, diminuir seu estresse e reduzir os sintomas da depressão.

Acostume-se com este maravilhoso hábito aqui em Maresias. Além da influência física e mental que o exercício te dará, elevando sua autoestima, você ainda curtirá uma bela paisagem de fundo, que só uma das mais belas praias de São Sebastião pode te oferecer!

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