Prefeitura de São Sebastião reforça fiscalização em comércios para cumprimento de quarentena

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Divisão de Fiscalização de Posturas da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) intensificou as operações de fiscalização, em cumprimento aos decretos municipais no combate ao Novo Coronavírus, desde o último dia (16).

Entre as medidas, permanecem fechados e fiscalizados, bares; restaurantes; hotéis; pousadas; cafés; casas noturnas; galerias; academias e centros de ginástica; espaços para festas, casamentos, shows e eventos. Bares, cafés e restaurantes podem manter o funcionamento em sistema de delivery, ou drive thru.

Transportadoras, armazéns, call center, petshops, bancas de jornais, táxis e aplicativos de transporte funcionam com as devidas orientações e recomendações dos sanitaristas. Os serviços essenciais, nas áreas de Saúde e Segurança continuam com os atendimentos normalmente.

O transporte público é fiscalizado pelos agentes de segurança. Desde o último dia 22, houve redução de 50% da frota, por tempo indeterminado. Ao final de cada viagem, os ônibus são higienizados.

De acordo com a SEGUR, a fiscalização é feita por amostragem, devido a extensão do município (114km), e denúncias podem ser feitas pelo número 153. Diversos estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e os proprietários e funcionários orientados sobre as medidas restritivas, quanto ao Decreto Municipal 7.707/2020 pela Guarda Civil Municipal e agentes da Divisão de Fiscalização de Posturas.

O monitoramento ocorre 24 horas, com equipes e viaturas da GCM, em rondas ostensivas de Costa Norte a Costa Sul do município, também nas praias, em ação conjunta com a Defesa Civil, orientando moradores e turistas a ficarem em casa para que todos compreendam a importância do isolamento social neste período de quarentena.

Guarda Mirim

Os aspirantes da Guarda Mirim (GM) dos três polos: Costa Norte, Região Central e Costa Sul tiveram as aulas da GM suspensas por tempo indeterminado. Os guardas-mirins formados, que prestam serviços à Prefeitura de São Sebastião, trabalham em sistema home office e recebem materiais do Centro de Integração Empresa- Escola (CIEE). Todos estão em suas residências e cumprem as atividades escolares regularmente.

Quarentena

O governador de São Paulo, João Dória determinou quarentena, desde a última terça-feira (24), pelo período de 15 dias, até o dia 07 de abril, nos 645 municípios do estado.

Tais restrições já haviam sido tomadas pela Prefeitura de São Sebastião e correspondem aos critérios adotados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e governos federal, estadual e municipal, em entendimento ao Decreto Municipal 7.707/2020, que tem intensificado os treinamentos dos funcionários da rede de saúde, através do Comitê de Gestão de Crise (CGC), com atualizações diárias dos protocolos de combate ao Novo Coronavírus no município.

Campanhas educativas, informativas e atualização de dados são divulgadas constantemente por todos os canais de comunicação da Prefeitura de São Sebastião.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *