Palco de estreia do surf, Jogos Olímpicos de Tóquio já tem nova data de abertura

Por conta da pandemia do coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio, que aconteceriam no meio deste ano e teria a estreia do surf como uma das suas novas modalidades, haviam sido adiados sem data definida. Pois nesta segunda-feira, o Comitê Executivo do COI e o Comitê Organizador definiram as novas datas do evento: de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

“Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante”, disse Thomas Bach, em comunicado oficial divulgado pelo COI.

“Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel”, completou Bach.

As Olimpíadas de Tóquio 2020 foram oficialmente adiadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 24 de março por causa da pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro Ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições.

Em sua 32ª edição, a previsão era de que 11 mil atletas, de pelo menos 204 países, disputassem os Jogos, distribuídos por 33 esportes. Uma das modalidades que fará sua estreia no evento será o surf, que terá Gabriel Medina e Italo Ferreira como representantes do Brasil na competição.

No final da temporada do Circuito Mundial de Surf 2019, a WSL qualificou, além da dupla brasileira, mais oito surfistas para representar a estreia olímpica do esporte: Jordy Smith da África do Sul, Kolohe Andino e John John Florence dos Estados Unidos, Jeremy Flores e Michel Bourez da França, Owen Wright e Julian Wilson da Austrália e Kanoa Igarashi do Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *