Os cuidados com a estrada: veja as principais dicas ao pegar o carro em sua viagem à praia

Se tem alguma coisa que todo mundo gosta é viajar. Com as estações quentes chegando, é comum se programar para uma trip à praia, para pegar um sol e curtir a natureza. A alta temporada promove uma grande empolgação para os viajantes, mas é bom ter cuidado para não transformar toda esta animação, em dor de cabeça.

Isto porque, pegar a estrada ao seu destino sem a preparação correta pode ser um problema. Para não ocorrer imprevistos, são necessários alguns cuidados. Um bom planejamento pode te poupar de grandes enrascadas e até mesmo te tirar dos pavorosos engarrafamentos.

Conhecer o trajeto, mapear pontos de apoio, fazer a revisão do carro são algumas das principais dicas para iniciar bem a sua viagem. Separamos alguns pontos essenciais para serem tomados na estrada, para que você possa chegar em segurança e aproveitar a trip em grande estilo. Veja!

Esteja descansado

O motorista precisa estar bem descansado e disposto para pegar a estrada. Ele é o responsável pela segurança dos outros passageiros, além dos outros veículos. Se for fazer uma viagem longa, o piloto precisa conhecer o seus limites e caso não esteja apto a pilotar, adie a trip ou peça para outro motorista assumir. A vida é mais importante que algumas horas de atraso.

Faça uma revisão em seu carro

Este é um ponto muito importante para todas suas viagens. Fazer a manutenção e verificar os itens de seu carro é essencial para pegar a estrada em segurança. Confira o óleo, o filtro de ar, a condição das correias, velas, freios e qualquer outra irregularidade. Cheque as condições dos pneus e calibre-os – inclusive o estepe. Se achar necessário, faça uma revisão completa com algum profissional. Um carro sem uma manutenção em dia pode te trazer muita dor de cabeça, portanto, previna-se.

Conheça seu trajeto

Procure sempre ter, ao menos, uma boa noção da estrada que enfrentará em sua viagem. Por mais que existam práticos aplicativos GPS no mundo atual, é interessante dar uma pesquisada antes no caminho que será percorrido, para um eventual imprevisto – como a falta de bateria no celular.

Mapeie pontos de apoio

O motorista também deve mapear alguns pontos de apoio essenciais como: postos de abastecimento, locais de socorro e telefone disponível para emergência em casos de problemas mecânicos. Planejar pontos de parada no caminho também é importante, ainda mais se a viagem for longa – recomenda-se que um motorista permaneça na direção por no máximo 400 km sem parada.

Veja os melhores horários para fazer sua viagem

Procure viajar longe dos horários de pico. Antes de sair de casa, confira a situação das estradas por meio da internet. Hoje em dia, os sites responsáveis pelas rodovias costumam dar a informação do trânsito em tempo real.

Adotando essas simples medidas com uma direção defensiva, mantendo uma distância do veículo da frente e estando sempre concentrado na estrada, a chance de você ter uma viagem tranquila é grande. Tenha prudência para chegar ao seu destino e curtir sua trip sem dores de cabeça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *