É novo no volante? Confira dicas para quem vai viajar à praia dirigindo pela primeira vez

A ansiedade para pegar a estrada e, enfim, se sentir livre sendo seu próprio motorista é grande para quem acabou de pegar a carta. Porém, é preciso ter cautela e controlar as emoções: dirigir em estradas possui grandes riscos e, por isso, quanto mais atenção e segurança melhor.

Para aqueles de primeira viagem, que não estão acostumados com certas condições de direção, é necessário treinar um pouco na cidade antes de pegar a estrada, para assim ir pegando confiança e experiência.

Depois de alcançar a rodagem correta, o certo é se planejar para que tudo ocorra bem no caminho de seu destino. Pensando nisso, preparamos um post especial com dicas para motoristas que querem saber como dirigir na hora de pegar a estrada pela primeira vez. Confira!

Se planeje com antecedência

É importante que você planeje todos os aspectos da sua viagem com antecedência. Faça uma busca prévia no mapa e descubra qual a melhor rota para seguir para o seu destino. Leve consigo um aparelho GPS para garantir o trajeto ideal. Também busque informações sobre as condições da estrada e do tempo, que podem interferir diretamente na sua condução. Por fim, não esqueça de separar os documentos do veículo e um contato do seguro caso algum problema inesperado apareça.

Faça uma revisão do seu veículo

A revisão do seu veículo é importante para garantir sua própria segurança. Antes de pegar estrada, cheque o estado dos principais itens do seu carro (como pneus, motor e freios), o óleo e a água do para brisa. Não esqueça de calibrar os pneus (inclusive o estepe), verificar se as luzes e faróis estão ok e se os equipamentos obrigatórios (como estepe, macaco) estão presentes no carro.

Reforce os cuidados do dia a dia

Todas as regras de trânsito que você segue no dia a dia deve ser reforçada. É necessário dar uma atenção ainda maior para o uso obrigatório do cinto de segurança, o respeito às sinalizações, os limites de velocidades e as demais leis de trânsito, pois você estará em um ambiente em que não conhece e a chance de tomar uma multa ou o risco de sofrer um acidente aumenta.

Não vá sozinho

Leve com você uma companhia que saiba dirigir. Você pode ficar nervoso na sua primeira vez na estrada como motorista e ter alguém ao seu lado aliviará a tensão, além de ser uma opção para dirigir o veículo caso você fique cansado ou indisposto.

Cautela é tudo

A não ser que seja realmente necessário, não se arrisque em ultrapassagens, pois estradas são geralmente são mais perigosas do que na cidade – até para motoristas experientes. Não se esqueça também de manter uma boa distância do carro à frente e ficar atento aos sinais de outros condutores: um farol piscando atrás de você significa que alguém quer te ultrapassar, já alguém que venha do sentido oposto piscando o farol significa que pode haver problemas à frente.

Seguindo nossas dicas, mantendo a calma e prestando atenção, você estará preparado para fazer a sua trip no piloto do seu carro. Aproveite e venha cair na estrada e conhecer as praias aqui do Litoral Norte de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *