Dono das mais belas paisagens, São Sebastião oferece os melhores locais para mergulho

Que São Sebastião tem muita natureza e belas paisagens a gente já sabe. Mas isso não se resume apenas ao verde das árvores, o oceano visto de fora ou as belezas naturais no meio do nada. Dentro do mar, a região mostra uma variedade imensa de fauna e flora em determinados pontos, o que acaba sendo um verdadeiro paraíso para mergulhadores.

Mergulhar para contemplar o lar de milhares de diferentes animais e plantas. Quando você pratica o esporte se depara com paisagens incríveis, formações de corais, lindas plantas aquáticas e fauna diferenciada. Por isso, separamos dicas dos melhores locais em São Sebastião, para aqueles que estão dispostos a vestir o equipamento de mergulho e se aventurar nessas belezas ocultas.

Arquipélago dos Alcatrazes

Por décadas local de exercícios de tiros da Marinha, o Arquipélago dos Alcatrazes é um dos maiores paraísos naturais de São Sebastião. O ponto possui ricas fauna e flora marinhas, além de diversas espécies de pássaros – foram catalogadas mais 1.300 espécies no local.

Localizado bem em frente à Praia de Boiçucanga, a região possui águas claras e transparentes, com visibilidade que podem chegar no verão a 20 metros. Excelente tanto para mergulho livre quanto autônomo, o arquipélago – que tem aproximadamente 68 mil hectares e é a maior unidade de conservação marinha da região Sul e Sudeste do país – tem como principais pontos o Farol, o Saco do Funil e o Saco do Oratório.

Montão do Trigo

Com diversos pontos de mergulho com diferentes níveis de dificuldade, os mergulhadores que aproveitarem Montão de Trigo encontrarão como principal atração inúmeras tocas e grutas formadas por pedras. A fauna e flora da região também oferece grande riqueza.

A seis milhas de São Sebastião, o local permite bons mergulhos o ano todo, com aproximadamente 10 metros de visibilidade média. Porém no verão, quando a temperatura da água é mais quente, a visibilidade melhora e os mergulhos acabam rendendo mais. Portinho, Costão do Sudoeste e Ponta Negra são os melhores pontos para se mergulhar em Montão de Trigo.

As Ilhas

Aproximadamente 1,5 km de distância das praias Barra do Sahy, Preta e Juquehy, As Ilhas são três ilhotas independentes que é um sucesso de São Sebastião. Nem mesmo os enormes impactos no ecossistema do local provocado pelo turismo e pesca esportiva e artesanal que vem ocorrendo nos últimos anos deixam o mergulho na região ruim: é possível se deparar com uma grande variedade de vida submarina como corais, peixes diversos, tartarugas e arraias.

Com visibilidade prejudicada, de 3 a 10 metros, devido à proximidade com o continente, uma das principais atrações em As Ilhas é a Praia do Fora, local preferido dos mergulhadores pois permite um acesso pela praia a um costão calmo e abrigado com profundidade máxima de 10 metros.

O Portal Maresias sempre está trazendo as melhores dicas para quem frequenta São Sebastião. Aqui você fica ligado sobre os melhores esportes aquáticos, além de notícias de eventos e atualizações sobre o que de melhor acontece na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *