Cuidado com o mar: as mais importantes dicas de segurança para os banhistas da praia

Abuso de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de afogamentos no mar

É sempre muito bom viajar à praia para curtir com a família e os amigos. Muitas pessoas aproveitam o passeio para nadar no mar, mas até hoje existe uma preocupação com a segurança desta atividade, principalmente em um país que tem um grande números de afogamentos em seus dados.

Correntezas, marés, buracos e pedras são alguns dos obstáculos que podem transformar um passeio tranquilo em um acidente. O consumo de álcool também é outra das principais causas de afogamentos nas praias. Todos estes riscos podem ser evitados com medidas simples.

Tomando os devidos cuidados de segurança, o banho de mar pode continuar sendo um prazer para os turistas. E é por isso que separamos alguns passos importantes, que vão minimizar eventuais problemas que você poderá encontrar em seu mergulho na praia. Confira!

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Sob o efeito de álcool e drogas ilícitas, a pessoa perde a capacidade de avaliar riscos e isso pode ser fatal quando se está no mar. A orientação também vale para alguns medicamentos fortes legalizados que causam sonolência. Independentemente do que se usar, não entre na água em qualquer condição psicológica alterada.

Esteja sempre acompanhado

Tente sempre entrar no mar acompanhado, principalmente quando estiver na parte mais funda. Se acontecer alguma eventualidade, a pessoa próxima pode ajudar, aconselhando a manter a calma e também chamando socorristas.

Conheça sobre o mar que entrará

Antes de entrar na água, conheça o local. Saiba se o mar tem correntes, se a praia é de “tombo” e se profundidade da água é muito profunda. Foque principalmente nas correntes, que em alguns lugares podem te “puxar” para dentro. Procure nadar sempre em um ângulo de 90º, para ter mais controle sobre as águas e poder chegar à costa sem ser puxado para dentro do mar.

Cuidados especiais com as crianças

Em nenhum momento, as crianças devem ficar desacompanhadas na praia. Na areia, o recomendável é que os pais ou responsáveis revezem de cada um cuidar dos pequenos – enquanto um vai no mar, o outro toma conta. No mar, o adulto deve sempre se manter à distância de aproximadamente um metro da criança, para que dessa forma, caso o pequeno se desequilibre na água, se evite um afogamento.

Evite o mar de noite

Não é recomendável entrar no mar de noite, pois além da maré ficar mais agitada, de madrugada os salva-vidas não estão de plantão. Portanto evite esta atividade. Mas se você for mesmo assim, entre no mar com água no máximo na altura do joelho, para evitar correr grandes riscos.

Maresias tem um dos mais belos mares do litoral paulista. Venha cair em nossa água, que além de oferecer uma das melhores praias do Brasil, com uma natureza impecável à sua volta, também tem diversas opções de entretenimento ao longo da região, que farão da sua viagem inesquecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *