Conheça a história e as tradições do futebol de areia, modalidade que é sucesso em todo Brasil

Não é apenas o futebol de campo que é tradicional no Brasil. O futebol de areia também tem grande importância pelo país. A modalidade é mais que um simples lazer, onde você pode encontrar pelas praias brasileiras, ela é um esporte competitivo mundial, que tem competições oficiais organizadas pela Fifa, entidade máxima do futebol.

O futebol de areia (ou futebol de praia) teve seu berço aqui no Brasil mesmo. Na década de 30, banhistas já brincavam com a bola nas praias do país e na década de 60, alguns torneios da modalidade foram organizados.

Porém, apenas em 1992 que o esporte começou a ser disputado oficialmente, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los Angeles. Em 1993, o primeiro torneio profissional oficial aconteceu em Miami Beach, com as seleções do EUA, Itália, Argentina e Brasil – com este último erguendo seu primeiro de muitos troféus na modalidade.

A partir daí, o futebol de areia só cresceu. Em 1994, o Rio de Janeiro sediou o primeiro evento do esporte transmitido pela televisão. No ano seguinte, no mesmo local, o primeiro Campeonato Mundial foi organizado com a Seleção Brasileira sagrando-se campeã e tornando-se a primeira campeã mundial da modalidade.

Os anos foram passando e o progresso no esporte foi cada vez mais se consolidando, o que atraiu a atenção da Fifa para tornar-se responsável pela modalidade, em 2004. Sob a batuta da entidade, a primeira Copa do Mundo de Futebol de Areia é organizada no ano seguinte, novamente no Rio de Janeiro e com a França, desta vez, subindo no topo mais alto do pódio.

Atualmente, o Brasil é absoluto em números de títulos mundiais no futebol de areia: são 14 troféus, se contadas as competições anteriores organizadas pela Fifa – inclusive sendo o último campeão em 2017. Portugal e Rússia são os maiores rivais da seleção verde e amarela, com dois títulos cada. *A Copa do Mundo inicialmente era organizada anualmente, hoje ela é feita de dois em dois anos.

Principais regras e características

A prática do futebol de areia ocorre em um campo com, no mínimo, 40cm de profundidade, e entre 35 e 37m de comprimento por entre 26 e 28m de largura. Os gols têm 2,20m de altura por 5,5m de extensão.  A bola é mais leve que uma bola normal de campo, apesar de ter uma circunferência idêntica.

Cada equipe é formada por cinco jogadores, sendo um deles o goleiro. Esse pode segurar a bola dentro de sua área. Os jogadores não podem usar calçados, apenas meias ou tornozeleiras. O número de substituições é livre e cada partida tem dois juízes, com igual autoridade para aplicar as leis do jogo.

As partidas duram 36 minutos divididos em três tempos de 12 minutos. O tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto. Há também um intervalo de 3 minutos entre cada tempo.

Apesar disso, na hora da diversão da família e amigos as regras podem ser ditadas de acordo com as situações, da maneira que acharem melhor. O que vale é a diversão!

Para aqueles que gostam de praticar futebol de areia, as praias de São Sebastião são as melhores escolhas para as atividades de esportes em grupos. De quebra, você ainda terá as melhores vistas e os mais deslumbrantes ambientes que só o Litoral Norte Paulista pode proporcionar como fundo. Venha visitar as praias da região e usufruir das muitas opções de atividades, esporte e lazer que ela lhe oferece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *