Confira dicas de preparação para enfrentar uma trilha tranquila

Como todos sabem, Maresias se destaca não só por sua bela praia, mas toda a natureza ao seu redor. Aos aventureiros de plantão, é possível conhecer algumas trilhas onde você pode contemplar maravilhas da região. A principal dela é a que liga a Praia de Paúba até a Praia de Maresias.

Nesta trilha, é possível apreciar as duas orlas e um ponto tão privilegiado, onde o mar transcende as montanhas da Mata Atlântica. A trilha de quase 1 km oferece a oportunidade de um passeio por de dentro de muito verde, em local que exala tranquilidade e paz aos aventureiros.

Apesar do caminho curto encontrado na trilha de Paúba à Maresias, existem algumas mais longas ao longo de São Sebastião, que fará você elevar o seu limite físico e mental para enfrentá-las. E para que você se prepare bem para uma dessas, separamos algumas dicas para que sua caminhada fique um pouco mais fácil! Confira!

Antes de iniciar, estude a trilha

Antes de viajar, procure saber mais sobre a trilha que você vai fazer. Se você fizer o percurso sem o acompanhamento de um guia, verifique o grau de dificuldade. Caso seja sua primeira trilha, evite as que não têm caminhos definidos e as que são muito íngremes.

Prepare seu físico

Sempre se alongue antes de pegar a trilha. Se ela for muito longa com muitas subidas e descidas, o indicado é fortalecer os músculos com atividades físicas alguns meses antes de se aventurar na natureza. Prepare-se bem conforme o grau de dificuldade da trilha.

Use a roupa e o calçado certo

Vista roupas leves no calor e casacos com diferentes camadas caso vá fazer o percurso durante o inverno. Se houver chance de chover, leve também uma capa de chuva. Outro acessório importante é o calçado: nada de chinelos! Opte sempre por usar tênis ou botas confortáveis.

Confira a previsão do tempo

Uma dica óbvia: dias com sol e sem chuva são os melhores para fazer trilhas. O chão molhado é muito perigoso para caminhadas, principalmente em caminhos com pedras e terra. Fora isso, as árvores atraem raios, então evite ao máximo pegar uma trilha com chances de chuva.

Esteja sempre acompanhado

Você nunca deve fazer uma trilha sozinho. Qualquer caminho desacompanhado pode ser muito perigoso, caso ocorra um acidente. Um acompanhante pode ajudar em um eventual problema que acontecer na trilha.

Controle o seu tempo

Garanta que você terá tempo suficiente para voltar antes de anoitecer. A trilha deve ser sempre feita à luz do dia. Se você for acampar no meio da trilha, comece a montar seu abrigo 2h antes de o sol se pôr. Nunca é aconselhado a se fazer uma trilha no escuro.

No Portal Maresias você pode encontrar diversas dicas sobre as melhores praias do Litoral Norte Paulista. Além disso, você pode ficar inteirado sempre sobre os eventos e as notícias fresquinhas que rolam na região. Fique ligado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *