Benéfico ao corpo e divertido, conheça as características do vôlei de praia para se praticar em Maresias

Variação do vôlei de quadra, o vôlei de praia é praticado em uma superfície arenosa, como a areia da praia. É um esporte excelente para se praticar durante o verão, tanto que é uma das modalidades mais encontradas nas praias de todo o Brasil. Maresias não fica de fora. O local é ideal para quem gosta do esporte, que é praticado por muitos banhistas, ao longo da orla.

Criado na Califórnia, na década de 20, o vôlei de praia se tornou uma modalidade profissional apenas nos anos de 1980, justamente na época em que começou a ser popular aqui no país e no resto do mundo.

O esporte é praticado em uma quadra, demarcada com fita, na areia, com medidas oficiais de 18 metros de comprimento por 9 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino).

O jogo pode ser disputado em equipes de 2 a 4 jogadores. O time vencedor é aquele que vencer dois dos três sets que a partida possuí. Os dois primeiros sets vão até 21 pontos e se houver empate em 1 set a 1, o terceiro é realizado com 15 pontos – ou a partir desta pontuação até alguma equipe abrir dois pontos de vantagem.

Para pontuar, basta que a bola cruze a rede e toque o solo da pista que corresponde ao outro time. Já a missão da equipe adversária é de evitar que a bola do saque toque a areia de sua quadra.

Existem alguns fundamentos básicos para se praticar o vôlei de praia: o atleta precisa saber sacar, recepcionar, se colocar e arrematar. Dominando os conceitos, o jogador poderá pensar em se tornar um profissional da modalidade, que virou um esporte olímpico em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos.

O Brasil é uma das potências do vôlei de praia, sendo o país que mais conquistou medalhas olímpicas até o momento, sendo três de ouros – contando categoria masculina e feminina. Além disso, atletas brasileiros já venceram diversos campeonatos do mundo e circuitos mundiais da modalidade ao longo do planeta.

Além de ser divertido, o esporte ainda é benéfico a nossa saúde e sua prática conta como uma excelente atividade física para nosso corpo. E é por isso que incentivamos todos a virem a Maresias para jogar com seus amigos. A diversão é garantida, ainda sob o olhar de um belo cenário de fundo que a praia proporciona, um dos mais bonitos de todo o Litoral Norte de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *